turmas reduzidas

Conheça as vantagens de estudar em turmas reduzidas

Em tempos incertos, como o da pandemia, os colégios particulares passaram a ter turmas reduzidas em sala de aula. Pode não parecer, mas isso não é, necessariamente, algo prejudicial para os alunos e, inclusive, existem diversos benefícios nessa forma de ensino. 

Com uma quantidade menor de estudantes, o professor consegue dar uma atenção especial e acompanhar de maneira mais próxima as necessidades dos discentes. O atendimento acaba por ser mais individualizado e personalizado, o que contribui para a melhora do processo de aprendizagem como um todo. 

Quer entender quais são as vantagens de o seu filho estudar em turmas reduzidas? Continue a leitura a seguir e confira!

Quais são as vantagens de ter turmas reduzidas na escola?

Em geral, as escolas sempre priorizaram uma grande quantidade de estudantes por sala de aula. No entanto, a ação não é tão benéfica para a qualidade do ensino, pois o processo pedagógico acaba sendo mais massificado em vez de ser personalizado. 

Na Educação Infantil, por exemplo, os pequenos demandam mais atenção. É por isso que é comum encontrar mais de um pedagogo para dar conta da alta demanda nas atividades. O Ensino Médio, porém, também é uma fase em que os alunos precisam de um preparo especial para o Enem e para os vestibulares. 

Assim, a implementação das turmas reduzidas nas instituições de ensino, mesmo que seja uma obrigatoriedade devido à pandemia, acaba sendo uma maneira vantajosa de proporcionar um processo de aprendizagem mais focado nas necessidades dos estudantes. 

Inclusive, neste momento de isolamento social, é muito mais seguro ter uma quantidade menor de alunos dentro do ambiente escolar. A família, nesse caso, não precisa se preocupar, pois, mesmo que exista o distanciamento, as interações e o próprio relacionamento educativo continuam a ocorrer como antes.

O que acaba mudando é a readequação do espaço e a própria ação do professor em sala de aula, que pode dar mais atenção a cada estudante, como dito. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios da medida e por que os pais podem ficar tranquilos em relação à qualidade da educação de seus filhos.

Apoio próximo dos educadores

Em uma sala de aula com 30 alunos ou mais, o professor acaba por não ter a chance de dar uma atenção individualizada a cada um dos estudantes. Nesse sentido, as turmas reduzidas são mais facilmente gerenciadas pelo educador, que pode aproveitar a oportunidade para se aproximar de cada discente. 

Com isso, é possível sanar dificuldades de aprendizagem e estar mais próximo para entender a realidade das turmas. Além disso, o professor pode oferecer um atendimento mais objetivo, tirar dúvidas e responder a questões específicas dos alunos, agilizando e tornando a transmissão do conhecimento mais eficiente.

Melhor relacionamento entre os alunos

Alguns estudantes, por não se sentirem tão bem assistidos, acabam criando barreiras e desenvolvendo uma relação difícil com os colegas. Com a implementação de turmas reduzidas, é possível superar alguns desafios e melhorar a qualidade do relacionamento entre os alunos.

Isso contribui para a criação de uma convivência mais agradável e harmoniosa dentro do ambiente escolar, o que impacta diretamente o processo pedagógico. Com um bom relacionamento, os discentes se sentem mais estimulados e ainda podem trocar bastante entre si, aprendendo uns com os outros.

Melhor assimilação dos conteúdos

Como o professor tem mais tempo e disponibilidade para oferecer apoio à turma, os estudantes têm mais chances de ter uma melhor assimilação dos conteúdos disciplinares. Com isso, a capacidade de retenção das matérias é melhor e os discentes apresentam resultados mais satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem.

Isso é vantajoso, principalmente, para os estudantes do Ensino Médio, que estão se preparando para o Enem e para o vestibular, e precisam fixar a grande quantidade de conteúdos curriculares das diferentes áreas do conhecimento exigidos na avaliação. Assim, o desenvolvimento educativo é agilizado e o desempenho é aperfeiçoado positivamente.

Melhor atendimento das necessidades

Muitos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem que acabam impedindo o seu avanço nos estudos. Seja por falta de acompanhamento, seja por desinteresse, seja por qualquer outro motivo, quando o educador pode orientar de perto uma turma reduzida, os estudantes têm mais chances de ter as suas necessidades atendidas.

O melhor é que isso pode ser feito de forma individualizada e totalmente personalizada. Até porque cada discente apresenta demandas específicas, por exemplo, dificuldade em assimilar os conteúdos de exatas ou de humanas. Quando o professor entende o desafio de cada um, é possível transformar a prática pedagógica para atender, da melhor forma, à turma.

Maior desenvolvimento dos alunos

É um fato que, tendo um acompanhamento mais próximo, os estudantes acabam se desenvolvendo com muito mais qualidade. O processo de ensino também pode ser transformado positivamente, com estratégias voltadas para as necessidades específicas da turma e do nível de ensino. 

O professor, nesse caso, deve ficar sempre disponível para entender os desafios, as dificuldades, os anseios e a própria realidade que o estudante vivencia. Dessa maneira, será mais fácil programar as aulas e atividades para atender ao que cada discente necessita.

Melhor preparo para avaliações e exames

Neste momento, muitos alunos estão se preparando para realizar provas de ingresso ao Ensino Superior, como o Enem e os vestibulares de faculdades privadas e públicas. Com a pandemia, alguns dos maiores receios dos pais são a interrupção dos estudos e a insegurança de ver o futuro dos filhos prejudicado.

No entanto, com a maior proximidade de professores qualificados, os estudantes acabam por ter um melhor preparo para a realização das avaliações e dos exames, permitindo que se destaquem e tenham chances reais de sair na frente dos concorrentes.

Todos os níveis de ensino são beneficiados com a implementação das turmas reduzidas nas escolas. Inclusive, a medida é boa também para a Educação Infantil, que é uma fase em que o processo de ensino e aprendizagem é essencial para o desenvolvimento da cognição dos pequenos.

Por isso, os pais não precisam se preocupar e devem levar em consideração os bons aspectos de ter uma quantidade menor de alunos em sala de aula.

Gostou do conteúdo sobre as vantagens das turmas reduzidas? Quer saber como o Colégio Arnaldo pode auxiliar o seu filho a avançar e ter melhores resultados nos estudos? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.