Hoje, mais do que nunca, estamos utilizando os recursos tecnológicos a nosso favor. A busca de conhecimento e o uso das fontes disponíveis, com critério e responsabilidade, nos auxiliarão nos estudos e nos contatos virtuais, por isso podemos aprimorar nossas pesquisas lançando mão de fontes confiáveis para compartilhar informações e conhecimento.

Cabe ao Colégio Arnaldo o imprescindível zelo pela segurança e pelo sigilo dos usuários da plataforma que foi disponibilizada aos alunos da nossa rede de ensino, para assegurar a continuidade ao processo de aprendizagem  nesta fase de isolamento social.

As aulas não podem ser gravadas, muito menos compartilhadas, em hipótese alguma, em outras plataformas, o que, sem dúvida, coloca em risco a imagem das pessoas envolvidas.  Assim, nossos colaboradores estão nas salas de aula virtuais atentos aos alunos cadastrados e participantes – seus familiares –, para que não ocorra a entrada de pessoas desconhecidas, razão pela qual os códigos de acesso foram enviados diretamente para o e-mail dos responsáveis.

Essa atitude garante a segurança e a privacidade dos nossos alunos e professores, que, assim, têm resguardado seu direito de imagem. O uso dessa ferramenta com responsabilidade e ética nos proporcionará benefícios no processo de ensino /aprendizagem dentro e fora do âmbito escolar. Sabemos que o ato de educar é contínuo; dessa forma, cabe a todos nós o dever de conscientizar nossos alunos / filhos sobre os riscos da quebra de segurança na rede, especialmente neste momento, em que o único meio de comunicação entre nós tem sido a internet.

Ressalte-se que o bem maior é a possibilidade de estarmos “perto”, mesmo que “longe”, e que podemos criar uma verdadeira rede do bem, com segurança para todos.

Texto da Psicóloga Escolar Andréa Cattony, Orientadora Educacional do Ens. Fundamental anos finais e Ensino Médio do Colégio Arnaldo.