valores cristãos na escola

Qual a importância dos valores cristãos na escola?

Uma educação que tenha como prioridade aplicar os valores cristãos na escola é responsável por contribuir em toda a jornada do aluno. Isso porque estes valores têm o poder de moldar o caráter que dura a vida inteira e é insubstituível.

Em nossa sociedade, que muitas vezes apresenta características individualistas, é um respiro de alívio poder contar com futuros adultos prontos para compartilhar os ideais cristãos.

A partir desses valores, somos capazes de criar pessoas mais humanas, tolerantes, honestas e que amam e respeitam ao próximo. Neste post, vamos abordar o tema, destacando o diferencial dessa formação na educação dos jovens. Vamos lá?

Quais são os principais valores cristãos?

As virtudes bíblicas, responsáveis por gerarem os valores cristãos presentes na sociedade, são basicamente formas de fazer o bem e compartilhá-lo com o outro, sem objetivos egoístas e que visam apenas a própria felicidade ou sucesso.

Quando pensamos em exemplos, um dos principais é o amor ao próximo. Mas ele não anda sozinho. Veja outros casos:

  • justiça;
  • respeito;
  • tolerância;
  • responsabilidade;
  • honestidade.

Como os valores cristãos na escola podem contribuir para a formação dos jovens?

Relembrando os principais valores cristãos, chega a hora de refletir sobre o seu poder de transformação na educação.

Criando solidez nos valores

Os valores já ensinados pela família, em casa, serão reforçados na escola. O jovem será colocado frente a uma série de ações práticas, gerando reflexão sobre a necessidade de se tornar, a cada dia, alguém melhor.

A falta dessa solidez pode fazer com que o conceito não seja, de fato, compreendido e admirado pelas crianças, fazendo com que elas se distanciem dos ensinamentos e não deem o devido valor a essas questões.

Lembrar disso é muito importante. O foco deve ser equilibrado entre possibilidade de sucesso nos estudos e na carreira, sem se esquecer das virtudes que ajudarão as crianças e adolescentes a “chegarem lá” como cidadãos completos e íntegros.

Respeitando a própria individualidade e diferenças

A infância e adolescência é um momento de descobertas constantes. Nesse processo, é comum vivenciar dúvidas a respeito de nossa visão de mundo, objetivos, do que gostamos e do que não nos interessamos.

Sabendo que um dos principais valores cristãos é justamente amar o próximo e respeitar as diferenças, somos capazes de formar jovens tolerantes e que triunfem em espaços de discordância.

Isso não significa que apenas aquelas pessoas que seguem o cristianismo serão respeitadas e amadas. Muito pelo contrário! Os valores cristãos reforçam a integração de pessoas de qualquer credo, etnia ou contexto social.

Este acolhimento dá ao aluno a possibilidade de conhecer realidades que talvez ele nunca entraria em contato em toda a sua vida. E o exercício de se colocar no lugar do outro, entendendo os pontos que os diferenciam e aqueles que os acolhem, é muito importante para nos tornarmos pessoas melhores.

Contribuindo na formação de caráter

A instituição de ensino contribui (e muito) na formação de caráter. Isso porque boa parte dele é reforçado na medida em que os jovens entram em contato com outras pessoas e compartilham a vida com elas.

Quando pensamos na escola, ambiente em que é passada boa parte do dia, devemos nos lembrar que uma formação cristã será capaz de orientar os alunos a respeito de sua própria evolução e propósito de vida.

Destacando como cada um é especial da sua própria forma

O que falamos sobre individualidade pode ser reforçado aqui. Ao entender que todos somos diferentes, conseguimos encontrar aquelas características que nos fazem especiais e amados.

Encontrar essas características em si mesmo, além do próximo, auxilia no processo de desenvolvimento da autoestima e do amor próprio. Para sermos pessoas bondosas e que espalham o bem, é fundamental que estejamos em paz internamente.

Qual é a importância de escolher uma instituição de ensino que compartilha esses valores?

A educação é um processo contínuo e que não acontece apenas dentro de casa. A cada minuto de vida do jovem, novas vivências podem ser responsáveis por moldar seu caráter e visão de mundo.

Pensando nisso, é necessário oferecer a maior quantidade possível de referências para contribuir no desenvolvimento dos pequenos. Elas serão responsáveis por contribuir na formação de seres humanos íntegros e que refletem, na prática, a palavra da Bíblia Sagrada.

Além disso, nossa sociedade está vivenciando tempos difíceis, principalmente no campo social. Desigualdade e conflitos socioeconômicos são dois exemplos que, por si só, podem abrir um leque de problemáticas.

É justamente nesses momentos de conflito que o cristianismo deve agir com força. O ser humano que se baseia nesses valores é capaz de espalhar uma palavra de amor, respeito e humildade, abrindo espaço para diálogos e ações simples, mas que podem mudar o mundo.

Investir em valores cristãos na escola, então, significa contribuir para uma sociedade melhor.

Como o Colégio Arnaldo reforça os valores cristãos na escola?

A missão do Colégio Arnaldo, que trabalha com a visão da Associação Propagadora Esdeva, é totalmente baseada nos valores cristãos que apontamos ao longo do conteúdo. Apontamos alguns a seguir:

  • excelência nos serviços prestados;
  • o compromisso com a transformação do ser humano;
  • a interação com as famílias;
  • a valorização da diversidade cultural e do diálogo;
  • o respeito ao ser humano, cultivando atitudes de igualdade, honestidade, responsabilidade, justiça e ética nas relações humanas e nos serviços prestados.

Outro ponto de destaque está em nosso plano pedagógico. Além de preparar os jovens para o mercado de trabalho, objetivo importante e que não pode ser deixado de lado, nos preocupamos genuinamente de aplicar na prática os valores que apontamos ao longo do conteúdo.

O que isso significa? Até mesmo na hora de aprender português e matemática, conseguimos estimular os sentimentos positivos, gerar um senso crítico e ajudar na construção do caráter dos alunos.

Mais do que preparados para um possível mercado de estudo e/ou trabalho, os jovens criados com valores cristãos estarão prontos para encarar a vida de uma forma muito melhor e, claro, partilhar isso com o próximo!

Se você preza pelos valores cristãos na escola, não deixe de entrar em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.