Veja a importância da formação humana e cristã no desenvolvimento dos alunos

Independentemente de sua religião, uma é coisa é certa: os valores cristãos são essenciais para que uma sociedade seja muito mais justa e igualitária. Nesse contexto, uma formação cristã e humana pode ser uma boa alternativa para auxiliar as crianças e adolescentes no desenvolvimento dessas características.

Em seu modo mais cru, o cristianismo (em suas mais diversas vertentes) prega apenas o amor e o respeito ao próximo, fatores que são fundamentais para que o nosso mundo seja um lugar melhor.

Por conta disso, mesmo respeitando a laicidade do Estado e todas as características fundamentais para garantir o respeito religioso de todos os estudantes, uma escola que é pautada na educação cristã pode ser uma ótima alternativa para auxiliar na criação de cidadãos dignos e respeitosos.

Mas afinal, quais são as principais características de uma escola com enfoque na formação cristã? Quais são as vantagens, tanto para a sociedade quanto para os indivíduos, de uma educação voltada para os valores humanizados? Saiba mais sobre esse assunto em nosso texto a seguir. Boa leitura!

Quais são os principais valores do cristianismo?

Como foi mencionado no início de nossa conversa, o cristianismo em seu modo mais puro tem como principais valores aqueles que são pautados no respeito e no amor ao próximo, sem distinção de cor, crenças religiosas, sexualidade ou qualquer tipo de diferença. Para os cristãos, todos somos filhos de Deus e iguais aos olhos do Senhor.

Como mencionado em João 15:12, que diz ‘’que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei’’, um dos ensinamentos de Jesus Cristo é que nós devemos amar ao próximo assim como amamos a nós mesmos e ao nosso Criador. Portanto, esse é um dos principais pilares do cristianismo e um dos focos da educação humana e cristã.

Outro valor muito importante diz respeito ao materialismo exacerbado em que nossa sociedade está vivendo atualmente. Segundo os preceitos do cristianismo, as pessoas são muito mais importantes que os bens materiais, e cuidar de nosso povo deveria ser, consequentemente, uma prioridade.

Com isso, a empatia também se faz um valor fundamental das religiões cristãs.

Outros valores importantes do cristianismo incluem:

  • honestidade;
  • lealdade;
  • bondade;
  • verdade;
  • solidariedade;
  • altruísmo;
  • harmonia;
  • justiça;
  • imparcialidade;
  • igualdade;
  • liberdade;
  • tolerância;
  • respeito;
  • gratidão;
  • espiritualidade;
  • amor;
  • paciência;
  • humildade;
  • generosidade;
  • alegria.

Com isso, podemos notar que uma educação cristã e humana é fundamental para o desenvolvimento da dignidade e da consciência social, contribuindo para a formação de cidadãos muito mais integrados na sociedade e que sejam capazes de mudá-la, pouco a pouco, para a melhor.

O que é uma formação humana e cristã?

Esse tipo de educação é, em resumo, aquela que é pautada no ensinamento de determinados valores — citados anteriormente — aos estudantes. Para isso, há atividades direcionadas ao ensino dessas características, tanto no dia a dia das aulas quanto por meio de palestras e atividades extracurriculares.

Para tal, é necessário que toda a equipe seja treinada para fornecer a melhor educação humanizada aos alunos. Há treinamentos específicos que buscam deixar todos os colaboradores bem alinhados com os valores cristãos que devem ser repassados para os estudantes. É essencial que todos estejam bem familiarizados com os métodos utilizados.

Escolher uma escola que é referência no assunto é fundamental para garantir que seu filho seja preparado com os valores de dignidade e cidadania. Por isso, pesquisar é muito importante, e a comunicação com o colégio é crucial para que todas as suas dúvidas sejam sanadas da melhor forma possível.

Como as escolas podem atuar nessa formação?

O Brasil é um país majoritariamente cristão. De acordo com um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado no ano de 2017, o cristianismo abrangia cerca de 86% de toda a população (que hoje está acima dos 200 milhões de habitantes).

Apesar disso, o nosso país é um dos mais desiguais de todo o planeta. Por aqui, a violência e a intolerância têm muita força, mesmo com a grande miscigenação de nossa sociedade. A desigualdade social também é um fator muito importante e, mesmo com a redução da miséria e a saída de nosso país do Mapa da Fome, ainda há muito trabalho a ser feito.

Em resumo, podemos observar que embora muitos se autodenominem e se identifiquem como cristãos, poucos de fato praticam os ensinamentos do cristianismo em seu cotidiano. Ou seja: infelizmente, muitas vezes, a religião fica apenas ‘’no papel’’.

Com isso, fica fácil perceber a importância de uma educação voltada para o ensinamento dos valores cristãos, não é mesmo? Todos eles são fundamentais para que possamos mudar definitivamente a sociedade na prática, com o real desenvolvimento dessas habilidades no dia a dia letivo.

Qual é a importância da escola em uma formação cristã?

Como sabemos, o papel da escola está em educar, dia a dia, os estudantes. Ela atua como uma auxiliar aos valores que os pais ensinam e, por isso, é fundamental que o colégio esteja em sincronia com as crenças e os ideais da família daquele jovem.

É importante salientar que a educação não tem um caráter doutrinador. O que ocorre é que tais valores, completamente benéficos, são repassados e ensinados no dia a dia escolar, explicando a cidadania aos jovens e fazendo com que eles fiquem muito mais aptos a conviver em sociedade.

Para a população, então, o valor disso é inestimável. Com a criação de cidadãos mais empáticos e tolerantes, toda a sociedade só tem a ganhar, com um mundo mais justo para todos e com menos desigualdade e sofrimento para aqueles que mais necessitam.

Como podemos observar, a formação cristã e humana é uma ótima opção para os jovens das mais diversas religiões, etnias e faixas etárias.

Esse tipo de foco educacional faz com que cidadãos muito mais empáticos e conscientes sejam formados, além de auxiliar também no desenvolvimento dos valores de igualdade, tolerância e respeito. O que poderia ser melhor, não é mesmo?

Gostou deste artigo? Então, que tal conferir um pouco mais sobre o assunto? Conheça o site do Colégio Arnaldo e confira de perto todas as vantagens que uma escola cristã e humanizada pode trazer para a formação de seu filho!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.