Qual foi a última vez que você descansou com toda a sua família? É muito provável que a sua resposta envolva algum período bem distante, não é mesmo? Essa é a realidade de grande maioria das pessoas, que não dispõem do tempo necessário para curtir longas férias. No entanto, viagens rápidas ainda podem ser feitas!

Aproveitar um feriado com emendas, um fim de semana ou aquela merecida folga para dar um pulinho em algum lugar interessante com quem você ama é perfeitamente possível, desde que tudo seja bem planejado. Assim, todos podem ter uma pequena trégua das obrigações com o trabalho e a escola em qualquer período do ano.

Não sabe para onde ir nesses momentos de lazer? Não se preocupe! A seguir, mostraremos algumas dicas de ambientes próximos a BH que podem fazer a cabeça tanto dos adultos quanto das crianças de sua família e, portanto, serão aproveitados por todos, ajudando a estreitar os laços com aqueles que amamos. Boa leitura!

1. Ouro Preto

Visitar a cidade de Ouro Preto é algo que todos os brasileiros deveriam fazer, pelo menos, uma vez em suas vidas. Embora a antiga capital do estado fique um pouco distante para muitas pessoas, não há desculpa para os habitantes de BH não conferirem de perto um pouco da história de Minas Gerais, certo?

O município está localizado a apenas 90 km da atual capital e pode ser facilmente visitado em um fim de semana. Essa linda cidade é um prato cheio para os amantes de história e pode ser igualmente apreciada pela criançada, já que há uma grande variedade de atrações para os pequenos.

Um bom exemplo é a antiga mina de ouro, que é um passeio realmente engrandecedor para o conhecimento. Além disso, a viagem de trem é imperdível.

2. Inhotim

O complexo do Instituto Inhotim é um dos principais pontos turísticos de todo o estado de Minas Gerais. Localizado a apenas 50 km de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho, esse é o maior museu a céu aberto de todo o planeta.

O espaço está localizado em um território de Mata Atlântica, um dos biomas mais devastados de todo o país. Por isso, conferir de perto um pouco da preservação dessa linda floresta é uma oportunidade única para nós, brasileiros. Essa é, também, uma ótima oportunidade para conversar sobre sustentabilidade e preservação ambiental com as crianças.

Aqui, há uma grande mistura de natureza com arte contemporânea; por isso, esse é um passeio completo e que promete agradar a mineiros e troianos. Há muitas opções de atividades para o público infantil, e os adultos também se divertirão muito por lá.

3. Lavras Novas

Localizada no distrito de Ouro Preto, Lavras Novas é uma outra opção muito interessante de passeio bate-volta para fazer com a família. Aqui, o principal foco é o ecoturismo, ou seja, passeios voltados para o contato com a natureza e a descoberta de uma porção do Brasil que é pouco vista nos grandes centros.

Essa é uma oportunidade incrível para trabalhar questões interdisciplinares com os seus filhos. Passeios educativos não precisam envolver a visita a museus. Até mesmo o contato com diversas plantas e animais pode proporcionar um grande momento em família e ampliar os conhecimentos dos jovens sobre as disciplinas vistas em sala.

Em Lavras Novas, além do passeio pela cidade e as incríveis trilhas com vistas de tirar o fôlego e muitas cachoeiras, o visitante pode conferir de perto a Pedra do Equilíbrio, um dos principais pontos turísticos do local, e visitar os restaurantes com comidas típicas da região.

4. Museu dos Brinquedos

Localizado na própria cidade de Belo Horizonte, o Museu dos Brinquedos é uma incrível alternativa de passeio para toda a família. Ele retrata a história da humanidade por meio da exposição de brinquedos e brincadeiras que fizeram a cabeça de crianças de suas épocas. É, portanto, também uma viagem no tempo e pode ser até mesmo bem nostálgica para algumas pessoas.

As crianças se sentirão facilmente interessadas pelas exposições do museu e, de quebra, poderão aprender muito sobre a cultura e o comportamento de crianças de outras eras da história de uma maneira muito lúdica. Por isso, é um passeio essencial para a compreensão de eventos históricos e muito mais.

O Museu dos Brinquedos passou por reformas que o tornaram ainda mais inclusivo. Hoje, as exposições oferecem opções em braile e vários outros métodos que garantem a acessibilidade para que todas as pessoas possam se divertir e ampliar seus conhecimentos sobre história!

5. Museu dos Dinossauros

É difícil encontrar uma criança que não goste de dinossauros, não é mesmo? Por isso, visitar o Museu dos Dinossauros, localizado em Uberaba (cidade a 480 km de Belo Horizonte), é uma experiência incrível para pessoas de todas as faixas etárias e gostos imagináveis.

Por ser uma cidade um pouco mais distante, esse passeio precisa ser mais bem planejado. A cidade de Uberaba, no entanto, oferece toda a infraestrutura para garantir um pernoite confortável e tem atrações variadas para toda a família fazer após a visita ao museu.

Este, por sua vez, é uma verdadeira viagem à era dos grandes e temíveis répteis. Aqui, é possível conhecer uma série de curiosidades sobre esses gigantes e conferir até mesmo exemplares reais de fósseis. Além de divertido e interessante, esse passeio é uma verdadeira aula de biologia para todos os envolvidos. Por isso, programe-se para visitá-lo o quanto antes!

Gostou de conhecer essas viagens rápidas para fazer com toda a família? Algumas vezes, um bate-volta é tudo de que precisamos para recarregar as nossas energias e estar prontinhos para enfrentar a rotina novamente, até que cheguem as férias. Por isso, comece o quanto antes a planejar essa viagem revigorante!

Agora que você já conheceu todas as nossas dicas de lugares imperdíveis para uma viagem rápida nos arredores de Belo Horizonte, o que acha de compartilhar esta postagem com os amigos em suas redes sociais? Assim, outras pessoas que também precisam de uma folga saberão exatamente para onde ir no próximo tempo livre!

Powered by Rock Convert